REGISTROS DAS CONFERÊNCIAS



Dia 29 de abril, foi o dia da última Conferência Livre de Saúde das Mulheres, que abordou a Saúde das Mulheres Negras. Parabéns às mulheres e aos homens que participaram e fizeram de todos os encontros momentos de diálogo e discussão dos eixos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde.




Confira como foi a Conferência Livre de Saúde das Mulheres "Gerência Distrital Norte Eixo Baltazar - Violência Urbana: Perspectivas e Impactos na Saúde das Mulheres". O encontro ocorreu no dia 27 de abril, no Centro vida.



Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres foi o eixo debatido na Conferência Livre "Desafios Para a Integralidade com Equidade", que aconteceu na manhã do dia 27 de abril, no Auditório do Prédio 2 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).




A Conferência Livre de Saúde das Mulheres Indígenas ocorreu no dia 27 de abril, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), durante a tarde.




As Mulheres e Jovens Quilombolas Alpes também participaram das atividades preparatórias da Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. A Conferência Livre foi realizada na Comunidade Quilombo dos Alpes, dia 26 de abril, durante a tarde.


Abertura da Conferência Livre de Saúde das Mulheres da região Glória Cruzeiro Cristal na noite desta terça, 25 de abril, no auditório da Gerência Distrital. Nós podemos muito, nós podemos mais, vamos lá pra ver o que será! Conferência Livre Região Glória/Cruzeiro/Cristal: AÇÃO DAS MULHERES NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Conferência ocorrida dia 25/04/2017 às 18h no auditório do Centro de Saúde Vila dos Comerciários. Contou com a participação de 5 palestrantes mulheres líderes da região e com representatividade para conduzir as discussões. São elas: Bruna Rodrigues, Elisabete dos S. Freitas, Malvina Beatriz Souza, Leonice de Deus e Samanta N. da Silva. Para abertura do evento, o grupo de dança do ventre da US Vila Cruzeiro realizou uma apresentação. Em seguida, a conferência foi divida em 3 etapas, iniciando com a fala de cada uma das convidadas, posteriormente foi aberto espaço para que cada presente pudesse fazer uma fala, e para finalizar as palestrantes realizaram mais algumas considerações. No decorrer da reunião sobressaíram-se algumas propostas que foram elencadas e aglutinadas ao final do encontro por todos os presentes.




E as Conferências Livres de Saúde das Mulheres seguem firmes. Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, foi a vez da Conferência Livre de Saúde das Pescadoras Profissionais Artesanais de Porto Alegre, que ocorreu na Colônia de Pescadores Z 5, Ilha da Pintada.


A “Conferência Livre de Saúde das Mulheres: os retrocessos nos direitos sociais e os reflexos na saúde das mulheres”, promovida pelos Movimentos de Mulheres Olga Benário e OcupaSUS-RS, reuniu dia 19 de abril, na Ocupação Mulheres Mirabal, 65 participantes. Os convidados, Carla Albert (OcupaSUS-RS) e Josué Martins (Auditor Público Externo do Tribunal de Contas), falaram sobre Dívida Pública e o financiamento das políticas públicas no Brasil. Debateu-se sobre a Dívida Pública como um dos componentes mais importantes da crise financeira do Rio Grande do Sul e do Brasil e existência de um “sistema da dívida” organizado para manter recursos públicos para os banqueiros e a minoria mais rica do país.


 





Parabéns Inclusivas! Estava ótima a 1° Conferência Livre de Saúde das Mulheres com Deficiência, que ocorreu na quinta, 13 de abril, na Assembléia Legislativa. Confira as fotos!

A Conferência Livre de Saúde das Mulheres da Comunidade Grupo Hospitalar Conceição reuniu mais de 60 participantes, entre mulheres e homens, que vivem, trabalham ou são atendidas nos territórios ou serviços vinculados. O encontro realizado no início de abril, 5, contou com a intervenção artística do grupo teatral Coração Fênix.

Com o tema "O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres”, a atividade abordou as recentes ameaças às políticas sociais no Brasil, as diversas formas de violência contra a mulher e a necessidade de empoderamento e representatividade das mulheres nos diferentes espaços para o enfrentamento das iniquidades.

Além das propostas que serão levadas à etapa Municipal, o grupo sugeriu a elaboração de uma moção de repúdio ao modo como a mídia e suas personalidades divulgaram e repercutiram os recentes casos de violência contra mulheres protagonizados por famosos no Brasil.





A região Sul/Centro Sul teve sua Conferência Livre de Saúde das Mulheres no dia 5 de abril. No evento foram discutidas questões relacionadas ao tema "Vulnerabilidade e equidade na vida e saúde das mulheres". Foto: Cristine Rochol/PMPA 



A região Leste Nordeste realizou três Conferências Livres preparatórias para a Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. Os encontros foram realizados nos dias 4, 5 e 7 de abril e contou com a participação de mais de 120 pessoas. As discussões e encaminhamentos basearam-se nos Eixos II "O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres" e III "Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres".




1° Pré Conferência de Saúde das Mulheres Noroeste Humaitá Navegantes Ilhas - NHNI abordou os temas Saúde Integral das Mulheres vivendo com HIV/aids e ciclo de violência na vidas das mulheres trabalhadoras e usuárias. O encontro ocorreu no dia 4 de abril, no Centro de Saúde IAPI.

Conferência Livre “Vulnerabilidades e Desafios das Mulheres Vivendo com HIV/AIDS (MVHA)" Porto Alegre e Região Metropolitana - 3 de abril - Auditorio da Gerencia Distrital NHNI. Participaram da referida conferência 70 pessoas, sendo: Assistentes Sociais; Agentes comunitários de saúde; técnicos em Enfermagem; Medica pediatra; Enfermeiras; Fisioterapeuta (UBS Diretor Pestana, Vila Nazaré; SAE IAPI); Mulheres do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas; AMAVIDA/Viamão; Representantes da Fonte Colombo; Casa Viva Maria; Marcha Mundial das Mulheres; CONDIM; Conselho Municipal de Saúde de Eldorado do Sul; Conselheiras distritais HNI; Conselho Municipal de Saúde da Mulher; Representantes do Ação Rua – ACOMPAR; Representantes da Gestão Municipal (CGPP); Representante da Gerencia Distrital NHNI; representantes do Grupo Hospitalar Conceição; Professora e acadêmicos de Enfermagem (UNISINOS) Enfermagem IPA (Docente); ESMA (IAPI).




A região Partenon Lomba do Pinheiro participou ativamente dos encontros preparatórios da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. A Conferência Livre discutiu a política de equidade na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. O encontro ocorreu no dia 31 de março, no auditório do CS Murialdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário